Clipping

JORNAL LA PÁTRIA – MANIZALES – COLÔMBIA

LA PATRIA COL_MBIA

LA PATRIA 02

JORNAL GALICIA HOXE – SANTIAGO DE COMPOSTELA – ESPANHA

JORNAL_GALICIA

ediatl_cx

JORNAL DA CIDADE – BAURU – SP

sescfde

JORNAL EL TIEMPO – AZUL – ARGENTINA

Festival_Del_titeres_Sitio_2009

JORNAL REGIÃO DE ÁGUEDA – VALONGO DO VOUGA – PORTUGAL

JORNALAGUEDA

 

CRÍTICA

Melhores Dias Virão para Essa Infância Desprotegida

http://portalmacunaima.ning.com/forum/topics/melhores-dias-virao-para-essa-infancia-desprotegida

Jair Alves – dramaturgo e escritor

O assunto ainda é a Mostra de Teatro de São José dos Campos neste ano de 2012. Sigamos então com as análises críticas, com um certo atraso, motivado pelo volume de peças, informações, acontecimentos e discussões não totalmente digeridas ao longo desses dez dias. Deixamos para trás os espetáculos destinados à infância e juventude, mesma sendo uma avaliação modesta, até porque não nos considerarmos mestres de coisa nenhuma, a respeito de espetáculos destinados exclusivamente às crianças. Com absoluta franqueza vamos falar a respeito de duas iniciativas como parte da programação. Falamos da peça Maravilhosas Histórias para Albak e Sitio dos Brinquedos (O Sítio dos Objetos) que podem tranqüilamente ser consideradas acima da média como produção para platéias sem limitação de idade. Falamos isso levando em consideração toda produção do teatro profissional que se faz no Brasil. Poderia até parecer contraditório afirmar com tanta segurança a respeito, quando confessamos não ser conhecedores dessa atividade artística, no entanto, se considerarmos que criança tem um canal de sensibilidade mais amplo dos que os “crescidinhos” não é difícil admitir que tanto Grupo Caixa de Histórias, como Formas Animadas tratam com muito respeito os brasileirinhos que já estão por ai, embora sem direito a fala e voto, coisas que ainda não lhes são permitidas. Esse elogio se torna mais contundente quando neste mesmo palco do Teatro Santana aconteceu, digamos cá entre amigos (*), um acidente neste encerramento de Mostra no domingo à noite. Cruz Credo! Vamos abrir um tópico para discussão onde já sabemos o nome – Sincretismo Ideológico e a Mula Sem Cabeça, onde convidamos a todos que lá estiveram presentes a manifestar seu ponto de vista. Enquanto isso falaremos isoladamente dos dois espetáculos citados acima com seriedade. Dedicamos esses dois espetáculos a duas grandes amigas: Amanda e Laura.

O Sítio dos Objetos

Sinopse:

Nasce o sol e o galo canta sua alegre canção matutina. Luvas, garfos, leques, espremedores de frutas, escorredores de arroz e outros utensílios domésticos transformam-se em divertidos personagens rurais. A galinha, a vaca, o pato, o pavão, os porcos e os pássaros desfilam cômicas situações. Flashes fotográficos retratam fortes relâmpagos, travesseiros manipulados fazem a dança das nuvens anunciando o temporal que fará brotar o encantado Sítio dos Objetos.

Solitário, o caipira, só tem os animais de seu sítio como companheiros: o cavalo xucro que se recusa a puxar a carroça, o cão Tato que vive a saltar sobre seu dono, os pássaros que comem as sementes, a lagarta que come a plantação. Ao final de tantos duelos e emocionantes conflitos, homem e natureza vivem em harmonia.

Não há dúvida de que Mariza Basso é uma das profissionais mais importantes da arte de animação. A prova está neste Sitio dos Objetos. Com recursos materiais de uso diário comum a qualquer cidadão, ela consegue construir um cenário que retrata a vida bucólica do campo. A pequena história que sustenta a peça é baseada no dia a dia de um simplório personagem rural que se relaciona com os animais como se os mesmos fizessem parte de sua família. A luta da Companhia Formas Animadas é o retrato do artista talentoso que ainda não teve a oportunidade necessária para expandir o horizonte de seu trabalho. O espetáculo não menospreza a inteligência do adulto e a sensibilidade da criança, contrastando com uma certa febre reinante na produção teatral nacional. Felizmente essa bobagem de se considerar acima de Deus e do Diabo teve manifestação pequena na Mostra, e com certeza terá um tratamento adequado.

Ao final podemos dizer é que as duas peças infantis programadas e analisadas acima ajudaram compor uma impressão altamente positiva no conjunto do evento.

Serviço:

Dia: 29 de março, quinta feira, às 15h

Espetáculo: O Sítio dos Objetos

Grupo: Mariza Basso Formas Animadas

Bauru – SP

Categoria: Infantil

Autor: Mariza Basso

Diretor: Mariza Basso

Elenco: Mariza Basso

Local: Cine Santana

Duração: 45 minutos

Recomendação Etária: Livre